quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Helio Oiticica

Quem foi o neoconcretista, Hélio Oiticica?
Foi um o importante artista plástico, que também era pintor e escultor. Oiticica é considerado um importante artista do cenário nacional, de renome internacional, possui obras expostas no exterior, em coleções particulares e nos muses espalhadas pelo país.
Nascido no Rio de janeiro, neto um anarquista , filho de um cientista , foi em 1947 que Hélio foi matriculado pela primeira vez em uma escola, na capital de Washington, até então era ensinado em casa pelos pais.Depois de o pai, José Oiticica Neto, ganhar uma bolsa da Fundação Guggenheim e a família mudar para os EUA.
Foi nos anos 50 , que participou do movimento neoconcretistas nascido no Rio, em que procuravam conceitos novos dizendo que a arte não era um mero objeto, tinha sensibilidade, expressividade, subjetividade, indo muito além do mero geometrismo puro. Os neoconcretistas eram contra as atitudes cientificistas e positivistas na arte. A recuperação das possibilidades criadoras do artista ,não mais considerado um inventor de protótipos industriais, e a incorporação efetiva do observador -(que ao criar e produzir tornava parate dela) que se apresentavam como tentativas de eliminar a tendência técnico-científica presente no concretismo.

O movimento neoconcreto nunca conseguiu tomar conta de todo o país, ficou centrado basicamente só no Estado do Rio de Janeiro, sendo largamente criticado pelos concretistas ortodoxos paulistas, partidários da autonomia da forma em detrimento da expressão e implicações simbólicas ou sentimentais. Hélio depois de frenquentar a quadra da Estação Primeira da Mangueira, teve inspiração e começou a criar váriar obras nas quais receberam nomes" exóticos" como:

Bólides eram caixas de madeira, plástico ou vidro. Dedicou uma delas a Cara de Cavalo, assaltante morto pela polícia - dentro havia fotos do amigo caído numa poça de sangue. "O crime é a busca desesperada da felicidade autêntica, em contraposição aos falsos valores sociais", escreveu.
Parangolés. Trata-se de tendas, estandartes, bandeiras e capas de vestir que fundem elementos como cor, dança, poesia e música e pressupõem uma manifestação cultural coletiva.
Penetráveis, placas de madeira pintadas com cores quentes penduradas no tete por fios de nylon.
No dia 14 de março de 1980, sofreu um derrame e estava sozinho no apartamento, imobilizado e sem voz, mas lúcido, ouvia a campainha tocar e via os amigos passarem bilhetinhos embaixo da porta. A agonia durou quatro dias, até uma amiga pedir licença ao vizinho e entrar pela janela. Morreu a 22 de março.

O movimento Neoconcretista foi fundado por nomes como Ferreira Gullar e Ligia Clarck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário